Na manhã de sexta-feira (23), foi realizada a inspeção de saúde para os jovens alistados para prestar o Serviço Militar em 2026. A atividade, conduzida pelo Exército Brasileiro, teve início às 7h e foi realizada no Pavilhão da Comunidade Católica, no Centro. Dos 39 jovens que compareceram, 13 foram dispensados e já realizaram o juramento a bandeira. Outros 26 devem embarcar para São Gabriel, dia 23 de fevereiro, no Clube dos XV, em Lajeado.
O coordenador da Junta de Serviço Militar de Cruzeiro do Sul, Jairo Fonseca, destacou o papel transformador que a instituição pode exercer na vida dos selecionados.
“O Exército Brasileiro oferece mais do que disciplina; é uma porta de entrada para um futuro promissor. Muitos jovens que ingressam no serviço militar encontram aqui a oportunidade de qualificação e formam carreiras sólidas, servindo ao país com excelência e dedicação”, afirmou Fonseca.
O prefeito César Leandro Marmitt (Dingola) também acompanhou a importância do ato e reforçou o compromisso da administração municipal em dar suporte ao processo, valorizando o impacto cívico da seleção.
“Este é um momento marcante e decisivo para a cidadania dos nossos jovens. Independentemente de servirem ou não, a participação nesta etapa reforça o compromisso com a pátria e amadurece o senso de responsabilidade que eles levarão para toda a vida”, ressaltou o prefeito.
Orientações e Dispensa
Os jovens que forem dispensados nesta etapa devem regularizar sua situação mediante o pagamento de uma taxa de R$ 6,46, que pode ser quitada via Pix. O pagamento é necessário para a emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento essencial para a vida civil. Atualmente, a emissão do CDI também pode ser feita de forma digital através do aplicativo ou site Gov.br.
Serviço e Contato
A Junta de Serviço Militar de Cruzeiro do Sul está localizada junto à Prefeitura e atende dúvidas sobre o alistamento e demais processos. Recentemente, o setor disponibilizou um novo canal de atendimento para facilitar a comunicação com a comunidade. Telefone/WhatsApp: (51) 99773-4321


