Decoração natalina valoriza trabalho voluntário e artesanato local

Projeto coordenado pela Smece uniu artesãs, voluntários e reaproveitamento de materiais para embelezar espaços públicos do município
Foto: Marcio Steiner

A decoração natalina instalada em Cruzeiro do Sul neste ano destaca o envolvimento da comunidade e a valorização do artesanato local. As informações são da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece), por meio da secretária Roselene Marmitt, que acompanhou todo o processo de criação e instalação dos enfeites.

O trabalho de produção teve início ainda no mês de junho e contou com a mão de obra de artesãs do município, além da participação de outras pessoas em um sistema de voluntariado. O principal destaque da decoração são as peças confeccionadas em crochê, que deram origem a cerca de 800 quadradinhos tricotados com linhas coloridas adquiridas pelo município.

Após a confecção, as peças foram unidas e utilizadas para revestir estruturas metálicas no formato de árvores de Natal, criando um efeito visual diferenciado e colorido. Três árvores foram instaladas em pontos estratégicos da cidade: uma com 3 metros de altura na Praça Dona Laura, outra de 2 metros em frente à Casa do Morro e uma menor, de 1,2 metro, em frente ao Hospital São Gabriel Arcanjo. Ainda na praça, o tronco de uma das árvores existentes foi “envelopado” com o crochê, reforçando a identidade artesanal da decoração.

Na Praça Dona Laura também foi instalado um presépio confeccionado em chapas de MDF, recortado pela empresa Artési Planejados, ampliando os símbolos tradicionais do Natal no espaço público.

Além dos elementos artesanais, o município providenciou a iluminação decorativa com cordas de LED na Praça Dona Laura e nas fachadas da Prefeitura e da Casa do Morro. Ao todo, foram adquiridos 800 metros de cordas de LED para a ornamentação dos locais.

A secretária Roselene Marmitt destaca que todo o material utilizado deverá ser reaproveitado no próximo ano, porém com novas propostas e formatos, já em discussão entre os voluntários envolvidos no projeto. Outra ideia em planejamento para o Natal de 2026 é a retomada dos passeios do Cruzeirinho, atração que também foi destruída pela catástrofe ambiental registrada em 2024.

“Agradecemos a todos os envolvidos, principalmente as artesãs, que não mediram esforços para deixar a cidade com o espírito natalino”, frisa a secretária.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email