Cinco estudantes da Escola São Miguel, de Linha Sítio, representaram Cruzeiro do Sul na solenidade de conclusão do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural de Teutônia, realizada na manhã desta quinta-feira (13) na sede da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG, em Lajeado. Acompanhados dos pais e da diretora da escola, Roseane Schwarzbold, grande apoiadora da iniciativa, os jovens apresentaram projetos produtivos voltados à diversificação das propriedades e à geração de renda, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação.
A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Carlos Spiekermann, do secretário da Agricultura, Gerson Kolling, da representante do Sicredi, Janaína Klein, e dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Letícia Mairesse, Maurício Antoniolli e Vanessa Lando Bortoncello, que acompanharam o desenvolvimento das atividades durante os seis meses de curso.
Promovido pela Emater/RS-Ascar, o curso teve duração de 120 horas, com aulas teóricas e práticas, palestras, oficinas e visitas técnicas. O objetivo foi estimular o protagonismo e o empreendedorismo entre jovens rurais, incentivando a permanência no campo com novas perspectivas econômicas e sociais.
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, foi parceira da iniciativa, oferecendo apoio logístico e transporte aos alunos durante todo o período de formação. A administração municipal destacou o orgulho em ver jovens do município se destacando e investindo em conhecimento e inovação no meio rural.


