Na tarde desta segunda-feira (22), o prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt, o Dingola e o secretário da Junta Militar de Cruzeiro, Jairo Fonseca, receberam uma Visita de Orientação Técnica (VOT) do Exército.
Estiveram no gabinete, o tenente-coronel, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Porto Alegre, Luciano Mascena da Cruz Rocha, e o tenente Valdecir Ávila, delegado do Serviço Militar. Na ocasião, o prefeito entregou um ofício solicitando a troca da Organização Militar (OM) sob a qual os jovens do município prestam o serviço militar obrigatório.
Atualmente vinculados à OM de São Gabriel, os jovens poderão passar a depender da OM de Santa Cruz do Sul, conforme pedido do prefeito. “A mudança pretendida visa facilitar deslocamentos, reduzir custos e melhorar a logística para os jovens que fazem alistamento militar — já que Santa Cruz do Sul é mais próxima ou oferece melhores condições de acesso em vários casos”, salientou o prefeito Dingola.
O pedido foi motivado por reclamações de jovens e famílias quanto à distância até São Gabriel, bem como pela intenção de tornar o processo de orientação técnica e demais obrigações militares mais acessíveis para todos.


