Na segunda-feira (12), o prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, esteve reunido com a empresa responsável pelo recolhimento do lixo em Cruzeiro do Sul e cobrou melhorias na prestação de serviço, após diversas reclamações de moradores sobre falhas em pontos de coleta.
Desde o início de sua administração em janeiro, o chefe do Executivo intensificou as ações para aprimorar a coleta de lixo e resíduos no município. “É fundamental que a empresa contratada atenda com qualidade e regularidade todas as regiões da cidade. Nosso compromisso é com a limpeza urbana e o bem-estar da população”, destacou o prefeito.
Desde o início de 2025, a prefeitura implementou um novo cronograma de recolhimento de lixo, visando otimizar a logística e atender melhor as demandas da comunidade. Paralelamente, as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Obras e Administração e Finanças iniciaram um trabalho em conjunto para elaborar um estudo detalhado dos pontos de coleta e das localidades que necessitam de mais lixeiras e também uma análise detalhada do contrato da empresa prestadora do serviço. “Estamos reavaliando toda a estrutura de coleta, considerando as mudanças ocorridas após as enchentes de maio de 2024, que resultaram na perda de muitas lixeiras e na migração de famílias entre bairros”, explicou Dingola.
Para suprir as necessidades, a prefeitura adquiriu novas lixeiras e está realizando o mapeamento e remanejamento desses equipamentos, com o objetivo de atender de forma mais eficiente as áreas afetadas e as novas demandas da população. “Nosso trabalho é contínuo e busca adaptar os serviços públicos às realidades atuais da cidade, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a uma coleta de lixo eficaz e um ambiente limpo”, concluiu o prefeito.
A empresa responsável pelo recolhimento do lixo se comprometeu em atender as demandas repassadas por Dingola e as novas lixeiras serão instaladas em breve no município, seguindo o estudo feito pela administração municipal.