Eduardo Leite é o primeiro governador reeleito do RS

Foto: Divulgação

O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, que se afastou do cargo para se dedicar à reeleição, foi eleito neste domingo (30) novamente como governador do Estado. Ele tem como vice-governador na chapa Gabriel Souza (MDB), ex-presidente da Assembleia Legislativa do RS.

No primeiro turno das eleições 2022, o tucano ficou em segundo lugar, com 1.702.815 votos (26,81%), perdendo para Onyx Lorenzoni (PL), que fez no primeiro turno 37,50% dos votos no estado. Na disputa entre os dois, neste domingo, Eduardo conseguiu reverter a situação do início do mês.

Quem é Eduardo Leite?

Em 10 de março de 1985 nasceu Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite na cidade de Pelotas, filho de José Luiz Marasco Cavalheiro Leite e Rosa Eliana de Figueiredo. Começou a caminhada política nas eleições municipais de 2008, aos 23 anos, foi eleito para vereador, seu primeiro cargo público eletivo, com 4.095 votos.

Em 2013, foi eleito o prefeito mais jovem da história de Pelotas, aos 27 anos, juntamente com sua vice-prefeita, Paula Mascarenhas, com 110.823 votos. Terminou o mandato de prefeito com 87% de aprovação popular nas pesquisas de opinião.

O governador é bacharel em Direito, estudou políticas públicas na Columbia University, em Nova York, EUA, e cursou mestrado em gestão pública na Fundação Getúlio Vargas.

Juntamente de seu candidato a vice, delegado Ranolfo Vieira Junior, foi eleito governador em 2018 com 3.128.317 votos no segundo turno, com uma proposta de governo de continuidade, não de ruptura ao governo José Ivo Sartori (MDB), sendo o governador mais jovem do Brasil durante seu mandato.

Ao longo dos primeiros dois anos de gestão, promoveu uma série de reformas estruturais para conter o déficit das contas públicas do RS. Foi sugerido como possível candidato a República do Brasil nas eleições de 2022, mas acabou se candidatando para reeleição como governador, tendo vice-governador Gabriel Souza (MDB).

Fonte: Grupo Independente

Últimas Notícias:

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email