13 setembro , às 17h55 | Rural

Alunos da Escola Jacob Sehn conhecem Horta Modelo

Foto: (Divulgação/Secretaria da Saúde e Saneamento) -

Cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Sehn, do bairro Glucostarck, Cruzeiro do Sul, foram levados para conhecer a Horta Modelo, na localidade de Boa Esperança, dentro do Projeto Mais Hortas nas Comunidades. Os estudantes foram conduzidos até o local com transporte da Prefeitura.

Na ocasião, de acordo com a idealizadora do Projeto, a enfermeira do município, Eveline Paim Deon Bohn, os estudantes foram recepcionados por ela, a coordenadora dos Grupos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) Virlene Diehl, médica Cristiane Wünsch, por agricultores voluntários da Horta, Emater e outros integrantes da Pastoral da Terra.

Os jovens participaram de várias atividades que permitiram o contato com a terra, desde orientações quanto a semeadura, até a colheita. A turma pôde levar o que colheu para casa. Os estudantes também conheceram a história de São Francisco de Assis, padroeiro da comunidade, e o banco de sementes crioulas, na residência da munícipe Oldi Jantch, que fica na mesma localidade. “São espaços para troca de saberes. Experiências que essas crianças vão levar para a vida toda”, salienta Eveline. Conforme avalia Virlene, esse processo de aproximação das crianças com a plantação, revela para elas o saber de onde vem o alimento. “Isso precisa ser valorizado”, reforça.

Dentro do Projeto, os mesmos alunos também mantêm, desde 2017, uma horta em sua Escola, onde auxiliam no cuidado e manutenção do espaço. “São pequenos passos, mas que podem auxiliar em diversas coisas, inclusive, na diminuição do êxodo rural”, analisa Eveline.

As próximas escolas que procuraram a organização do Projeto e que visitarão a Horta Modelo são os educandários São Felipe e São Miguel, ambos da localidade de Linha Sítio

 


O Portal CRUZEIRODOSUL.NET não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados a cruzeirodosul.net