03 agosto , às 19h04 | Política

Vale do Taquari não consegue reverter e segue na bandeira vermelha

O comércio da maioria das cidades do Vale do Taquari estará fechado na semana que antecede Dia dos Pais. A medida é consequência da apresentação do mapa definitivo do Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, apresentado pelo Governo Estadual no fim da tarde desta segunda-feira (3). São permitidos apenas os serviços de tele-entrega, pegue e leve e drive thru.

As restrições valem desta terça-feira (4) até a próxima segunda (10). Na próxima sexta ocorre a divulgação do mapa preliminar do Modelo de Distanciamento controlado do RS.

Como o governo não acatou o recurso encaminhado pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), a região de Lajeado irá para a sua segunda semana na bandeira vermelha, desde o início do Distanciamento Controlado. A bandeira vermelha havia sido apresentada para a região no mapa preliminar na última sexta-feira (31).

Agora, a Amvat deverá entrar com alguma ação judicial contra o Estado, pois entende que há um exagero nesta determinação, especialmente em relação ao fechamento do comércio.

Mesmo com bandeira vermelha, 16 municípios da região poderão abrir comércio
Mesmo com a região de Lajeado, composta por 37 municípios – a maioria do Vale do Taquari – na bandeira vermelha, 16 municípios poderão seguir com as restrições da bandeira laranja e, portanto, com o comércio aberto. A permissão é possível pois estas cidades não tiveram óbitos e internações pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias.

O método foi implementado pelo Estado há duas semanas e segue em vigor, atingindo, desta vez, os seguintes municípios: Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Nova Bréscia, Putinga, Santa Clara do Sul, São Valentim do Sul, Sério, Travesseiro e Westfália. Eles representam 43,2% do total.

Com relação à população estimada, a flexibilização atinge a 73.310 habitantes, ou 20% dos 366.550 moradores da região de Lajeado.

Devem fechar as portas do comércio a partir desta terça os seguintes municípios: Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Relvado, Roca Sales, São José do Herval, Taquari, Teutônia e Vespasiano Corrêa.

Texto/Fonte: Ricardo Sander/Grupo Independente

 


O Portal CRUZEIRODOSUL.NET não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados a cruzeirodosul.net