16 agosto , às 22h24 | Geral

Dia Nacional da Equoterapia será celebrado com evento na praça

Foto: (CEV) -

Com o objetivo de apresentar os tratamentos possíveis aos humanos com o uso da equoterapia, bem como celebrar a data nacional que exalta a prática, ocorre no próximo domingo (18) em Cruzeiro do Sul a quarta edição de um evento promovido pelo Centro de Equoterapia Vida. Estabelecida há nove anos no município, a entidade realiza a atividade em parceria com a Associação dos Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cruzeiro do Sul, a partir das 14h, na Praça Dona Laura.

Desde 2009, por força de lei, o Dia Nacional da Equoterapia é celebrado em 9 de agosto. Os organizadores esperam que o domingo seja de sol para que a atração ocorra no Vale do Taquari. Caso contrário, será cancelada. Coordenadora de Centro Vida, Deisirê Eckertcoloca que “faremos atividades para que as pessoas conheçam mais da prática, de como é utilizar o cavalo como um mediador terapêutico.”

Os equinos, segundo ela, podem ser utilizados em terapias com pessoas que tenhamdificuldades motoras, usam cadeira de rodas, andador ou muletas; mulheres com problemas de incontinência urinária; e com necessidade decorreção de postura, entre outras. Além disso, serve como motivação ao processo de ensino-aprendizagem.

Deisirê explica que “uma pessoa que só fica na cadeira de rodas e enxerga o mundo apenas daquela perspectiva poder subir num cavalo e guiá-lo, fazendo um resgate de personalidade. Isso a leva a sentir-se útil dentro da sociedade em que vive.” Crianças e adolescentes com déficit de atenção e hiperatividade podem usufruir do método.

Há três equinos no centro, chamados de Chocolate, Valente e Valentina. Eles estarão na praça para as atividades do domingo. Os profissionais do local orientarão os alunos, pacientes e curiosos – bem como representantes da Apae. “Um momento de integração e de brincadeiras entre família”, diz a coordenadora e fisioterapeuta.

Ruas no entorno da praça terão o trânsito bloqueado durante o evento. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul apoia a atividade. Haverá venda de lanches e roupas em brechó da Apae. O valor arrecadado será revertido para os atendimentos da associação.

Saiba mais

O Centro de Equoterapia Vida realiza suas atividades em dois locais de Cruzeiro do Sul: Sítio do Inácio e Parque Poliesportivo. Existe desde 2010 e atualmente atende a cerca de 60 pessoas. Desde a abertura, estima ter recebido cerca de 600 pacientes. O telefone de contato é o 9 9666-7874. É possível buscar mais informações pelo site www.equoterapiavida.com.br e pelas páginas do centro no Facebook e Instagram. 

Fonte: Grupo Independente

 


O Portal CRUZEIRODOSUL.NET não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados a cruzeirodosul.net