Os pequenos também precisam de férias

Final de ano chegando e as escolas se preparam para entrar em férias. Assim como os adultos necessitam deste período para descansar e repor as energias, as crianças também precisam deste momento pararelaxar. E com as crianças menores, que frequentam a Educação Infantil, não é diferente.

A criança pequena precisa deste tempo para mudar sua rotina, conviver com outras pessoas, em outros espaços. Hoje a maior parte das Escolas de Educação Infantil funciona doze horas diárias, sendo que há crianças que permanecem nela quase todo esse tempo. E o qual o tempo que elas possuem com suas famílias? Por isso acho importante que os pequenos permaneçam em casa durante as férias de seus familiares pois assim poderão aproveitar muito mais esse tempo, momentos esses importantíssimos para o desenvolvimento das crianças.

O fechamento de algumas Escolas de Educação Infantil no final do ano preocupa muitas famílias já que muitas não possuem férias neste período e precisam encontrar formas de organizar-se nesta época. Mas essa decisão é tomada levando em conta a qualidade de vida destas crianças que passam a maior parte de sua vida dentro de uma instituição escolar. E mesmo que as atividades nestes espaços sejam diversas, os espaços sejam amplos e diversificados, elas precisam sair desta rotina escolar que lhes é proposta todos os dias.

Elas precisam “recarregar as baterias”, passar mais tempo com seus pais e outros familiares realizando situações e passando por momentos diferentes dos que ela passa na escola, e assim estar mais tranquila para o retorno à escola. Esse período de férias contribui muito para a vida da criança pequena. Dormir até mais tarde, fazer passeios diferentes, se divertir com um monte de brincadeiras. Essas são algumas das melhores coisas das férias. Mas, além de descanso e diversão, esse período pode ser muito benéfico para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Enfim, desejo a todos um ótimo Natal, um Ano Novo cheio de realizações e ótimas férias! E aos papais e mamães deixo um recado: aproveitem para ficar a maior parte do tempo próximo de seus filhos pois eles crescem muito rápido e necessitam de vocês para isso!

 

Fernanda Zanatta
Professora especialista em Educação Infantil

 

18 dezembro , às 22h39 | Fernanda Zanatta

Voltar


colunistas fernanda-zanatta os-pequenos-tambem-precisam-de-ferias
Fernanda Zanatta Educação Infantil

 

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados a cruzeirodosul.net